Eu e o Workshop de Cozinha.

Eu e o Workshop de Cozinha.

Já algumas vezes falei aqui da minha falta de jeito para a cozinha. Falta de jeito e também falta de vontade. Adoro provar coisas diferentes, experimentar novas combinações e sabores. Nas minhas viagens, a comida é um elemento fundamental e a gastronomia local é algo que desejo sempre explorar em detalhe. A minha cozinha, essa, é uma vergonha. Está sempre limpinha e imaculada porque simplesmente não lhe toco. Há pouco tempo tive um jantar em minha casa e percebi que há meses que não ia às compras.

Academia Time Out desafiou a equipa Zomato a participar num workshop de culinária. O meu instinto inicial seria recusar porque já tentei muito e simplesmente não adoro cozinhar. A ideia de trabalhar na Zomato surgiu por comer tantas vezes fora e adorar descobrir novos sítios. Adoro tão mais que cozinhem para mim 🙂 Ponham-me a fazer gins e a conversar que nisso até me safo. Neste caso resolvi arriscar porque íamos em equipa e seria divertido. E assim foi.

O prato era surpresa e ainda bem porque não sou muito fã de cogumelos e teria desistido logo. Arroz caldoso de cogumelos com crumble de farinheira.

Como todos ali sabiam que a minha vida culinária se passa entre latas de atum e salsichas, fui o alvo de gozo habitual. Eu não me importo e até em divirto com isso. Era pior se realmente me custasse não ter jeito. A real verdade é que não tenho mesmo paciência.

Estas horas, a toque de vinho branco fresquinho “Santos da Casa” passaram num instante e deu para rir imenso.

academia timeout

academia timeout

Ouvida a explicação dos ingredientes a utilizar era tempo de pôr mãos à obra. O Rodrigo Meneses aka Foodie (o primeiro de Portugal) ensinou-nos a cortar a cebola para ficar bem picadinha e de um modo muito simples para os mais desajeitados.


cortar cebola

Os cogumelos eram secos e por isso era preciso mergulha-los no caldo previamente preparado.

cogumelos

cozinhar

A certa altura começa mesmo a acção. Fizemos em grupos de dois e abaixo fica a prova de que efectivamente também tive uma parte activa do processo.

cozinhar

arroz
academia time out
academia time out

O crumble de farinheira já estava feito mas aprendemos como o fazer em casa.

arroz caldoso de cogumelos com crumble de farinheira

Houve um pequeno concurso entre as várias equipas e apesar do gozo que levámos pela maneira como estávamos a pôr o sal, aos poucos e sempre a provar muitas vezes, quando foi para escolher o melhor arroz de entre todos…o meu e da Lorenna ganhou 🙂 Levámos esta bela garrafa de vinho para celebrar o facto de termos vencido.

academia time out

Ainda houve espaço para a sobremesa que continha uma das minhas combinações favoritas, chocolate e flor de sal.

mousse

Não revelei todos os detalhes do cozinhado e as coisas que aprendi porque penso que devem ter esta experiência. 😉 Foi uma hora de almoço muito bem passada, divertida e animada. Todas as semanas há workshops de todos os géneros. Para os muito experientes aprenderem a fazer pratos ainda mais complicados e para quem cozinha como se ainda estivesse na faculdade. Inscrevam-se, ofereçam e acima de tudo, se forem como eu, surpreendam-se convosco próprios 😉

Um beijinho especial a todo o staff da Academia Time Out. 🙂

Similar posts

1 Comment

  1. Olá! Já fiz uma cooking class. Aqui na zona centro não se vê muitas oportunidades destas o que é pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

UA-66897269-1