A passagem de ano é que é quando o homem quiser.

Que raio andei a fazer?

Há um dia do ano em que paramos. Paramos e pensamos. “Que raio andei eu a fazer este ano?”.

Tomamos decisões. Identificamos erros e atitudes perdidas. Fazemos uma análise detalhada ao que procurámos e ao que na verdade encontrámos. Olhamos o espelho. Choramos ou saltamos de alegria. Temos de marcar o carimbo neste ano. Foi um ano bom ou mau? De outra forma como vamos repetir aqueles clichés…”O ano de 2015 foi brutal, o de 2014 só me aconteceram coisas más”. É preciso não esquecer de rotular o ano e o arrumar numa estante antes de começar outro.

“A passagem de ano tem de ser de arromba!” Ficamos numa desilusão imensa quando não supera as nossas expectativas.

Fazemos novas resoluções. Vamos mudar isto e aquilo. Estar mais com as pessoas. Vamos fazer melhor. Ligar mais à família. Vamos ser melhores. Voluntariados e atitudes menos agressivas quando nos mordem os calos. Vamos lutar mais pelos nossos sonhos e alcançá-los brevemente. Fazemos listas de coisas que temos de fazer e coisas que vamos deixar de fazer. Resoluções ocas de novo ano.

Em cada passa que comemos, uma decisão.

Sugiro que no próximo ano não esperem um ano para olhar para trás. Façam checkpoints pelo meio. Como se de uma corrida de estafetas se tratasse. Tal como nesta noite louca de passagem de ano, festejem brutalmente. Reúnam os amigos e bebam só porque sim. Porque é dia 22 de Abril e passa um ano desde que foi 22 de Abril. Em vez de passas comam amendoins ou pipocas salgadas. Em vez de champanhe bebam cerveja ou um bom vinho. Ou comprem uma viagem e vão passar a passagem do ano no dia 15 de Maio a qualquer lado. E tomem novas decisões. Decidam novas coisas. Analisem novamente tudo.

Na verdade, cada dia passamos um ano e há novas razões para festejar ou coisas que vamos querer mudar em nós. Os dias têm a importância que lhes damos.

Photo Credits: Colin Knowles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

UA-66897269-1