30 coisas para fazer em Valência, Espanha.
Amei Valência. Vivi aqui 10 dias da minha vida enquanto estive a trabalhar. Se há coisa que amo é ver a cidade na perspectiva de um local em vez de visitar coisas a correr.
1- Visitar a casa de banho do Tiovivo Creativo e já agora trabalhar por lá. É uma sala minimalista e com uma arquitectura muito interessante. Tem imensa luz e é um óptimo local para nos concentrarmos em algo. A casa de banho é muito original e inesperada.
2- Outros sítios óptimos para trabalhar são o Wayco (cowork, café e terraço) e o recém inaugurado The Works. Porque muitas vezes precisamos de trabalhar enquanto viajamos e é importante saber onde.
3- Aprender línguas no Ubik Café. Tive a oportunidade de ver este intercâmbio em acção. Atrás de mim falava-se espanhol e inglês. Foi incrível! Dezenas de pessoas reúnem-se aqui para conversar e melhorar uma língua que estejam a aprender. Vejo sempre estes flyers e meetups na internet mas fico sempre com a ideia que ninguém adere e aqui é real.
4 – Ver algum evento que esteja a acontecer na Fábrica de Gelo ou simplesmente visitar o espaço para beber um copo ou café. Tem uma onda muito cool e descontraída. Muitas exposições a acontecer por lá.
5 – Ser saudável e entrar no mundo dos sumos na Zumeria Naturalia
Às vezes não é preciso beber uma cerveja com os amigos, podemos combinar para beber um sumo ou batido. Existem mil combinações de frutas e todos os que experimentei eram maravilhosos.
6 – Passear na avenida junto à praia
Porque Valencia é uma cidade incrível e tem praia 🙂 Segundo o que percebi, quem é de Valência tem sempre a tendência de ir para outra praia mais longe mas quem quiser dar um pergulho ou passear junto ao mar, tem aqui uma óptima oportunidade 🙂
7 – Tapas, Tapas, Tapas por aí
Tapear por todo o lado. Qualquer sítio em Valência é um bom sítio para provar tapas típicas, enchidos e queijos. Beber umas cañas.
8 – Ver arte urbana pelas ruas de El Carmen
São infindáveis as paredes e recantos com arte urbana neste bairro. Existe quase sempre uma mensagem política muito vincada nestas obras. Em qualquer rua que passes, a probabilidade de encontrar arte é muito elevada. Está atento. Uma das coisas muito interessantes que fazem é integrar os habitantes do bairro em instalações artísticas.
9 – Descobrir as Praças que compõem o Bairro de El Carmen
São imensas, a Plaza del Ayuntamiento, Plaza de la Virgen, Plaza de la Reina…todas lindíssimas <3 <3 Perde-te! Ver mais informações sobre as praças aqui.
10 – Visitar o Mercado Central
Tive a oportunidade de visitar este mercado no seu centenário, o que foi memorável 🙂 É um dos ícones da cidade e deve certamente ser incluído em qualquer roteiro.
11 – Comer uma lula inteira no El Dorita
Quando pedi uma lula, não esperava uma lula inteira e enorme mas foi bastante divertido. Muito diferente do que estou habituada mas bastante saboroso 🙂
12 – Ler e beber vinho no Muez
Quem disse que vinho e livros não combinam? Tornam as histórias certamente mais intensas ou emocionais. Óptimo sítio para um copo de vinho no final do dia.
13 – Deambular pelo Bairro Cabanyal
Este bairro que outrora pertencia apenas a pescadores, está agora em grande renovação e torna-se aos poucos um novo pólo cultural e trendy da cidade. Passei aqui apenas algumas horas mas adorei este bairro. A simplicidade das casas pequenas com cores bonitas dá um sentimento de pertença 🙂
14 – Beber um dos cafés disponíveis no Bluebell
Ou o brunch. Só tive oportunidade de lá passar para um café mas tudo parecia muito bom. Bom sítio para fazer uma pausa.
15 – Subir à Torre de Serranos
Ver a vista da cidade é sempre uma experiência a ter. É uma das portas da cidade que nos leva ao mundo valenciano. Fiquei alojada muito perto daqui e por isso passeava por aqui quase todos os dias. Adorável.
16 – Experimentar cerveja artesanal no Tyris on Tap ou Olhöps
Adoro cerveja. Amo cerveja. Is this too much? Experiementei imensas e há uma vibe crescente de cervejas artesanais por Valência. Se gostas de cerveja artesanal, são óptimos sítios a visitar.
17 – Ir a uma Jam session no Radio City
Valência tem uma sucursal do Berklee Music College e isso foi notório na Jam session que assisti no Radio City. Boa música, boa vibe e talentos brutais a arrasar o palco. Fica a foto possível.
18 – Beber uma Turia no Mercado de Cólon
O Mercado Cólon é um óptimo sítio para passear, comer e beber uns copos. Renovadíssimo e muito amplo.
19 – Comer o melhor gelado de Espanha
Provei este gelado de cookie e é F-A-B-U-L-O-S-O. Ganhou o melhor prémio e é perceptível a razão. Na geladaria Véneta.
20- Comer uma empanada no PicNic City
Quem não adora empanadas? Estes salgados com recheios saborosos são algo a provar. Sem falta! ideal para aquele momento que há fome mas não suficiente para uma refeição. Provei imensos. Frango, queijo e cebola, vegetais e carne de vaca. Todos maravilhooooossoooooossss!
21- Ver a Praça de Touros ao lado da estação
Quem me conhece, sabe que não sou adepta de Touradas. Muito pelo contrário. Mas arquitectura bonita pode ser apreciada. E aqui está:
22 – Comer Arroz Meloso em vez de Paella
Confesso que esta foi um pouco à hipster. Todas as pessoas que vêm a Valência pensam em experimentar Paella. Concordo. É óptimo. Mas porque não experimentar também outros arrozes típicos como o arroz meloso? Estava esplêndido. De carne e espinafres. O local onde fui foi o El Ródamon de Russafa.
23- Ir a uma esplanada no vibrante bairro Ruzafa
Ruzafa está a borbulhar de coisas para fazer. Muitas das coisas que já aqui mencionei são neste bairro jovem em crescimento. Deambular pelas ruas e ver as novas lojas, os restaurantes e bares e as imensas esplanadas convidativas.
24 – Andar pelos jardins de Turia
Os meus dias acabavam sempre com uma caminhada por aqui. Há gente a fazer desporto de todo o tipo e isso dá uma sensação de bem estar. Isso e os casais de mãos dadas ao pôr-do-sol. 😉
25 – Passar a Pont de l’Exposició
Onde o novo se junta ao antigo. A arquitectura desta ponte marca a diferença relativamente às outras pontes que existem para passar os jardins de Turia.
26- Comer um Kebab às 3h da manhã em frente ao Mercado Central
Esta é aquela dica importante de saber caso estejam cheios de fome a uma hora tardia. Em frente ao Mercado, na direcção do Tyris on Tap há um kebab sempre aberto que vos saciará a fome.
27 – Apreciar arte nas paredes o El Mundo 26
Este espaço tem uma sala que pode ser alugada para eventos. Para além disso vale a pena provar o couscous 🙂
28 – Cidade das artes e ciências
Desta vez não tive tempo suficiente para passear aqui embora já conheça de outro dia que passei por Valência. Uma zona a não perder! É um complexo com uma série de museus e actividades. Desde um oceanário, planetário e museu das ciências.
29- As pizzas do La Finestra
Para quem ama pizza e não só. Quem gosta de novos conceitos. Aqui tudo funciona de um modo diferente. Os copos de vinho e cervejas custam 1€. Bom, certo? Pedem-se ao balcão e põe-se no número da mesa. As pizzas são pequenas e não escolhemos o que têm. Dizemos apenas o que não gostamos e quantas queremos e virão de vários sabores. Assim todos partilham e provam coisas diferentes. Pagámos pouquíssimo e tivemos uma óptima refeição!
30 – Na verdade, não tenho um 30. Certamente tenho mas não me recordo. Posso apenas dizer: Ser Feliz em Valencia!!! É uma cidade mesmo linda. Bom tempo, pessoas interessantes, praças amplas…fiquei maravilhada por ser Valenciana por uns dias.
Visitem. Alguém me quer ajudar com o 30? Quero ver as vossas sugestões 🙂
PS: Vão ao Dulce de Leche! Parece tudo muito bom e não consegui ir!
Ioana Santos
Olá.
As minhas férias de verão deste ano também foram em Valência. Ainda é melhor do que aquilo que eu pensava.
Recomendo, apesar de ser afastado, ir a Montanejos às Fuentes de los banos e a campos Arenosos, para quem gosta de algo com mais aventura.
De resto acho que já tens tudo 😉 😉 E vale a pena os mergulhos naquelas águas tão quentes, a só fui à malvarosa e las arenas, pois as outras ficavam um pouco afastadas.
Beijinho,
Io Healthy Lifestyle
acrushon
Desta vez estava muito frio para mergulhos 🙁 Mas da outra vez que lá estive, quando fui à Tomatina, soube tão bem mergulhar naquelas águas <3 <3