Top
parque natural em semporna

5 regras básicas para um impacto positivo em viagem

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos ter. Estas regras básicas para um impacto positivo quando planeamos viagens deveriam ser senso comum, mas infelizmente nem sempre são seguidas. Aqui estão cinco regras fundamentais para garantir que deixas um impacto positivo quando viajas para outros países.

 

1. Escolhe Alojamentos Sustentáveis

 

Optar por hotéis, hostels ou alojamentos locais que seguem práticas ecológicas é um passo significativo. Muitos estabelecimentos adotam políticas verdes, como o uso de energia renovável, reciclagem e economia de água.

 

Se ficares por Portugal, podes dar um olho na Peggada porque é um bom ponto de partida para encontrar alojamentos sustentáveis. Existem outros projetos muito interessantes como o Fairbnb ou Socialbnb. Se no entanto, no teu destino só encontras opções no Booking, não te esqueças de usar o filtro viagens sustentáveis. 

 

2. Apoia a Economia Local

 

Sempre que possível, compra produtos artesanais e frequenta mercados locais. Comer em restaurantes familiares e utilizar guias turísticos locais não só proporciona uma experiência mais autêntica, como também ajuda diretamente a economia da comunidade que estás a visitar. Tenta marcar experiências com pessoas da zona diretamente, mas se não encontrares, usar algumas plataformas como o EatWith ou WithLocals pode ajudar alguns locais a fazer um rendimento extra e terás certamente uma noite diferente e bastante autêntica.

 

3. Reduz o Uso de Plástico

 

Leva contigo uma garrafa de água reutilizável, sacos de compras de tecido e evita produtos com embalagens excessivas. Pequenas ações como estas podem reduzir significativamente a quantidade de lixo plástico gerado durante a tua viagem. Em alguns sítios não consegues beber água da torneira e por isso é importante ter em consideração que a saúde está em primeiro lugar. 

 

No Japão por exemplo descobri uma app chamada Mymizu para saber onde fazer o refill da minha garrafa. Quando fui a Bali também usei uma app deste género. Na altura (2019) até trabalhei em trazê-la para Portugal, mas o projeto acabou por parar a expansão. Outra app que têm muitos pontos globalmente é a Refill app

 

4. Respeita a Cultura e as Tradições Locais

 

Parece básico, mas acreditem que não é. O exemplo mais recente é a situação com as gueixas em Kyoto.

 

Investiga sobre os costumes e tradições do lugar que vais visitar. Mostrar respeito pela cultura local, aprender algumas palavras na língua local e seguir os códigos de conduta apropriados faz uma grande diferença na forma como és recebido e no impacto que deixas.

 

5. Escolhe Transportes Sustentáveis

 

Começo por dizer que sou muito má a andar de bicicleta e por isso é sempre uma hipótese que é difícil para mim. Se conseguires, opta por utilizar transportes públicos, caminhar ou andar de bicicleta sempre que possível. Estas opções não só são mais amigas do ambiente, como também permitem uma imersão mais profunda na cultura local e a descoberta de lugares únicos que podem passar despercebidos de carro.

 

Viajar com consciência e intenção pode transformar as tuas experiências em algo ainda mais significativo. Ao adotares estas práticas, não só enriqueces as tuas aventuras, mas também contribuis para um mundo mais sustentável e harmonioso. Boa viagem!

acrushon
No Comments

Post a Comment