Sopa no Pão ou Comfort Food for all!
Quem me conhece sabe que tenho saudades da comidinha da minha avó. Coisas como feijoada, favas, ervilhas com ovos…coisas assim à antiga. No entanto, um dos meus pratos favoritos é o que a minha avó chama de Sopas de Batata e Sopas de Tomate. Que se baseia em pão com um caldo incrível. Tudo o que me conforte o estômago é muito importante para mim. Como tal, há convites que não posso recusar.
No outro dia tive o prazer de visitar o Sopa no Pão e perceber o seu conceito. Até faz algum sentido se desconstruir esta questão. Os portugueses comem sempre pão à refeição, certo? E gostam de molhar o pão no molho e caldo, certo? Segundo a informação do website:
“A nossa ideia é oferecer numa só refeição tudo o que é apreciado pela nossa cultura portuguesa. Servimos pratos nacionais e internacionais que nos permitem usufruir de diferentes sabores. Não somos só sopa, interpretamos como sopa tudo aquilo que se consegue comer numa taça de pão alentejano.”
A minha prima que me acompanhou nesta refeição provou chili com carne e guacamole que estava incrível. Nunca equacionei a hipótese de provar este prato dentro do pão. Para além disso, a apresentação era lindíssima. Existem muitos pratos internacionais que certamente combinam na perfeição com o pão alentejano. Acredito que o Goulash seja de comer e chorar por mais.
Optei pela Sopa na Pedra que estava uma maravilha. Os sabores perfeitamente conjugados. A minha maior pena foi mesmo não ter conseguido acabar porque era um prato muito rico e consistente. O pão com o sabor do caldo da sopa ficou mesmo guloso. Voltarei certamente ao almoço um dia destes porque para além de querer experimentar mais pratos, penso que à noite nunca vou ser capaz de comer um inteiro. Os preços são super acessíveis e acompanhar com um sumo ou limonada pode ser uma boa ideia para tornar a refeição mais leve.
Mas…obviamente há sempre lugar para a sobremesa. Nada melhor que uma sobremesa de limão para aconchegar a barriga.
Ouvi falar muito bem dos tapas, mas infelizmente não tive oportunidade para experimentar.
Lá estarei num almoço, num dias destes 😉 O que acham desta ideia?