5 dicas para viajar com os avós.

Velhos são os trapos.

Sempre vivi com os meus avós. Só com eles. Os três numa casa. Em tempos eles cuidaram de mim. Hora após hora. Quando já podiam descansar, acordavam cedo para me dar o pequeno-almoço, iam buscar-me ao almoço para comer comidinha caseira e esperavam eternidades para que o meu treino de ginástica acabasse. Todos os dias. Depois vim para a faculdade e já moro em Lisboa há demasiado tempo longe deles. Já passaram quase 14 anos desde que vivo aqui. Quase tantos como vivi lá.

Já estava na altura de retribuir.

O meu avô já há muitos anos que dizia que tinha um grande desgosto de nunca ter ido aos Açores.  Achei que se não fosse agora, de futuro seria mais difícil. Por isso, comprei uma viagem no Natal. Aproveitei as promoções da Ryanair. Depois da viagem comprada, tinham de ir. E foram 🙂 Após 25 anos sem andar de avião, o meu avô alinhou no desafio.

E assim, tive as minhas primeiras férias de família. Os avós e as netas! Aos 30!

IMG_9018

IMG_9161
Dica #1 – Escolher um Hotel com Elevador

Muito Importante. Infelizmente, a locomoção do meu avô vai-se deteriorando a cada dia que passa. A pessoa mais activa que eu conhecia, que não parava um dia quieto, hoje em dia, custa a andar. Por isso foi muito importante verificar se o hotel tinha elevador para lhe minimizar o esforço.

Dica #2 – Ter sempre água e um pacote de bolachas

Quando somos novos não pensamos muito nestas coisas. Se passarmos fome, passamos fome. Se não há água, bebemos depois. Neste caso as coisas não podem ser assim. É importante ter sempre um alimento e água para o caso de ser necessário.

Dica #3 – Reservar restaurantes a uma hora certa

Nós, os jovens, se for preciso saltamos refeições ou comemos mais tarde. Quando somos mais velhos, o nosso corpo tem rotinas. Para além disso, há o factor medicamentos. É importante que tomem sempre os medicamentos à hora certa. Temos de saber a medicação dos nossos avós e a que horas deve ser tomada.

Dica #4 – Estar sempre vigilante

avô nas furnas

IMG_9282

É preciso estar sempre com atenção. Se no caso das crianças temos de ter cuidado porque não sabem o que estão a fazer, no caso de pessoas mais velhas sabem o que estão a fazer mas não querem acreditar que já não são capazes de certas coisas. Quantas vezes não tive de dizer ao meu avô para não ir à beira do precipício,  que o chão estava escorregadio ou que a mala era muito pesada e que deveria ser eu a levar. Estar sempre atento é importante.

Dica #5 – Dar-lhe muitos miminhos

Não há nada melhor que os mimos dos nossos avós. Esta é a melhor altura para nos lembrarmos tudo o que nos deram e dar-lhes muitos beijinhos, abracinhos e mostrar-lhes o quanto são importantes para nós. Andamos na correria do dia-a-dia e às vezes esquecemo-nos das pessoas mais queridas da nossa vida.

IMG_9212

IMG_9226

Há lá coisa mais fofa que isto?

Esta publicação também está disponível em: Inglês

8 Comments

  1. Vieram-me as lágrimas aos olhos e tenho muitas saudades dos meus avós 🙁 mas gostei tanto tanto de ler este teu relato! Ainda estou com um sorriso tonto a ler as tuas palavras. Fico muito feliz de ver os avós a serem mimados. Se tivesse aqui os meus ia-lhes encher de beijinhos!

  2. óh Lígia que gesto bonito 🙂

  3. Bem verdade! Óptima coisa a que fizeste 🙂

    Também tenho pensado em fazer algo assim, mas por cá, pois avião não é uma opção!

    Beijinhos e bom ano!

    xx

    http://www.smartdresser.net/

  4. Ana S. diz:

    Opa que maravilha! É uma forma tão bonita de lhes agradecer 🙂 E sem dúvida que as fotos estão uma fofura! Ainda que os meus avós já não estejam em condições de andar muito, considero o teu post super útil. Mas, acima de tudo, amoroso! A última dica principalmente. Adorei mesmo o post!

    http://aondenaoestou.blogspot.pt/

    • acrushon diz:

      Obrigada 🙂 Leva-os a um sítio mais pertinho que nunca tenham ido 🙂 É mais o gesto e a companhia 🙂 Lá nos Açores, aluguei carro para as deslocações serem mais fáceis 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

UA-66897269-1